
A experiência e as ações do Bolsa Família que possam contribuir para a ampliação de um programa similar do governo paraguaio, o Tekoporâ, foram discutidas nesta semana./ no seminário internacional promovido pela Embaixada do Brasil no Paraguai e pelo Instituto Social del Mercosur (ISM).
No Paraguai, o programa beneficia atualmente, 93,8 mil famílias, que recebem entre 150 mil e 290 mil guaranis mensais, que correspondem a valores entre R$ 67 e R$ 129.
Vice-lider do PT, Zeca Dirceu (PT-PR), afirma que o programa brasileiro é referência no mundo, pois distribui renda e oferece oportunidades. “O programa, que tantas vezes foi objeto de distorções e críticas feitas pelos partidos de oposição, vai a cada ano ganhando não só o reconhecimento do povo brasileiro como um programa que não é apenas assistencial, mas de transferência de renda e de geração de emprego, de desenvolvimento daquelas regiões mais distantes do País, como também vai ganhando a respeitabilidade pelo mundo afora e sendo adaptado em outros países, como é o caso do Paraguai”, disse.
O deputado petista destacou os benefícios que o programa do Paraguai vem trazendo para a população de baixa renda. “É um programa muito parecido com o Bolsa Família, que não só repassa um valor mensal, mas incentiva, determina e enquadra essas família numa série de critérios que elas acabam tendo prevenção na área da saúde, acesso à educação de forma mais ampla, ações buscando a geração de emprego, a capacitação e a qualificação profissional. É claro que o programa ainda não é perfeito nem aqui no Brasil, claro que precisa ser adaptado, mas é indiscutível os benefícios que trouxe o Bolsa Família para o Brasil”, enfatizou o parlamentar.
Fonte: Portal do PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário