Teste Teste

Petistas elogiam Dilma por rejeitar recessão como saída da crise


Presidenta Dilma disse na ONU que não dá para sair da crise produzindo recessão e dando respostas ultrapassadas


Parlamentares do PT elogiaram nesta sexta-feira (23) a presidente Dilma Rousseff por ter condenado, em Nova York (EUA), o receituário neoliberal que preconiza a produção de recessão como fórmula para enfrentamento de crises econômicas. O deputado Fernando Ferro (PT-PE) observou que a crise de 2008, enfrentada com êxito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , mostrou que o modelo de ortodoxia econômica deveria estar sepultado pela história. Newton Lima (PT-SP) frisou a importância de o Brasil ter rompido com a cartilha e a lógica do neoliberalismo, abrindo caminho para o crescimento econômico, geração de empregos e distribuição de renda.

Na quinta-feira (22), a presidenta Dilma disse que não dá para sair da crise “produzindo recessão” e que não “é possível mais dar respostas antigas e ultrapassadas” para problemas novos. A afirmação foi feita durante entrevista de 35 minutos, concedida no último dia de visita aos Estados Unidos. Na quarta-feira, no discursou em que abriu a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ela tratou também da crise econômica internacional, com epicentro da Europa e Estados Unidos.

Fernando Ferro lembrou que o receituário ortodoxo, que antes era oferecido aos países em desenvolvimento pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) gerou miséria, desemprego e convulsões sociais, ajudando ao mesmo tempo os países ricos e os grandes grupos privados internacionais. “Esse modelo se mostrou fracassado, como o Brasil provou. Agora, em momento de crise, Europa e EUA querem replicá-lo, para salvar os grandes grupos econômicos que ganharam nos momentos de bonança e querem continuar ganhando com a crise. Isto pode levar à depressão e à convulsão social”, disse.

Newton Lima observou que a presidenta Dilma está alinhada com a política que o Brasil adotou em 2008 para enfrentar a crise. “Nós rasgamos a cartilha neoliberal , rompemos com a lógica que presidia as ações do governo brasileiro até 2002: resgatamos o papel do Estado, que é cada vez mais decisivo para enfrentamento de crises como a iniciada em 2008 , com repiques no atual momento”.

O parlamentar petista observou que, ao resgatar o papel do Estado, o governo do PT e aliados criou condições para o País atravessar a crise. Citou a criação de políticas anticíclicas, com linhas de crédito para o consumo e investimentos, que resultaram em geração de empregos e renda no Brasil. “Mesmo em momento de crise em outros países, chegamos nos últimos três anos a níveis recordes de geração de emprego, o que não seria possível se tivéssemos seguido o modelo neoliberal adotada pelo governo do PSDB e PFL (atual DEM) até 2002”.


fonte:*pt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário