Teste Teste

Conselho Político da JPT lança convite à nova geração para transformar o Brasil



Neste fim de semana, em Brasília, a Juventude do PT, em parceria com a Fundação Friedrich Erbert (FES), reuniu seu Conselho Político, formado pelos secretários estaduais e membros de sua direção nacional, além de gestores de PPJ, conselheiros de juventude e ativistas dos movimentos sociais. Mais de 60 jovens petistas de 25 estados mais o DF discutiram e aprovaram resoluções sobre temas na ordem do dia, como a 2a Conferência Nacional de Juventude, a Reforma Política, a Reforma Estatutária e a organização e desafios do II Congresso da JPT, que será em novembro, no Distrito Federal.

A juventude pode fazer a diferença no desenvolvimento do Brasil

Na primeira mesa, sobre a 2a Conferência Nacional de Juventude, Esther Bemerguy, Secretário-executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), desafiou os jovens petistas:"A juventude tem que discutir desenvolvimento e projeto nacional, trazendo dimensões novas e inéditas para ele e renová-lo".

Gabriel Medina, presidente do Conselho Nacional de Juventude, destacou que a JPT teve "reunião importante de conselheiros petistas do Conjuve e de gestores de PPJs do PT". "Precisamos aprimorar e qualificar estes encontros e processos. O caminho escolhido pela Secretaria de Juventude do PT está correto", disse. Para Medina, a tarefa é de "trazer jovens que militam nos movimentos sociais e de juventude para saber suas plataformas, suas lutas, suas demandas".

Uma nova democracia, esperança de uma geração

Na mesa de Reforma Política, pela noite de sexta-feira, a discussão empolgou o plenário.
Elói Pietá, Secretário-Geral do PT, denunciou que "até agora, o tema Reforma Política ficou limitado aos debates partidários, aos debates no PT"."Queremos levar o tema da Reforma Política para a sociedade. Financiamento público é a largada, a ruptura (...) desde o império, quem financia as campanhas eleitorais é quem tem dinheiro. Até hoje fazem isso. Tanto que têm entre 116 e 150 deputados ruralistas", defendeu.

Organizando o II Congresso e um novo patamar organizativo

No sábado (9), durante um dos mais esperados debates da programação, as discussões foram sobre a Reforma Estatutária e os presentes apontaram para o desafio de consolidar avanços do I Congresso e atuar de forma combinada. Para os jovens do PT, é importante incorporar as resoluções do I ConJPT no Estatuto. A Direção da JPT apresentou emenda à comissão da reforma estatutária, mas não foi acatada e será submetida ao Congresso do PT. Carla Bezerra, da Executiva Nacional apresentou a emenda da JPT ao Anteprojeto de Reforma Estatutária.

À tarde, na mesa sobre o II Congresso da Juventude do PT, Vivian Farias, coordenadora nacional de organização, apresentou as informações organizativas do II ConJPT, seguidos de informes dos estados. A JPT espera reunir mais de 1.500 jovens só na etapa nacional do processo. Ao final da mesa, foram lidas e aclamadas as propostas de resolução sobre as reformas política e estatutária, 2ª Conferência e II Congresso da JPT (clique nos links para ler).

Fonte:* www.pt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário