Os Municípios de Santa Luzia, Pau Brasil, Jussari, Arataca, Mascote, Canavieiras e Camacan estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (17), na Câmara de veradores a fim de desencadear o projeto que sinaliza a criação do consórcio de um aterro sanitário na região.
Há muitos anos essa discussão vem sendo aberta entre os municípios e possibilita a abertura de projeto pertinente ao objeto licitatório lançado pelo poder executivo e varias empresas interessadas estarão concorrendo.
A idéia dos criadores do projeto intensifica a possibilidade de acabar com os lixões dos Municípios depositando todos os lixões das cidades em local adequado sem oferecer risco á saúde da população.
O Advogado Victor Leal de Salvador disse que os lixões é um problema de todas as regiões não só da Bahia como do Nordeste Brasileiro.
Ele frisou que a idéia de se construir um aterro destes, passa pela educação ambiental, pelo problema da reciclagem e de todos os problemas que o poder publico Municipal vem sofrendo atualmente. “Agente sabe que os Municípios têm poucos recursos e para isso é necessário que todos desta microrregião específica, unam esforços para que através de um consórcio público seja possível resolver o problema grave que tem se intensificado não só na região de Camacan,mas em toda a região Norte, Sudeste e Nordeste da Bahia”.
O engenheiro Sanitarista Gilberto Passos disse que observa o lixo como um produto que tem de ser explorado e deve gerar receita e argumentou que este é um bem social que deve desaparecer da terra. “Ele deve ser gerado e consumido imediatamente”, disse reiterando que neste intervalo depende da política de cada cidade e, do país que devem resolver um problema que gera no país 200 toneladas de lixo por dia o que representa ser um problema gravíssimo que se não for cuidado agora, vai virar uma bomba para as futuras gerações.
A prefeita Ângela Castro disse que tem conhecimento que para se implantar um projeto como este, deve ser através de consórcio e refletiu que outras reuniões como estas estão sendo elaboradas e serão feitas em outros municípios imbuídos neste contexto, para que outros prefeitos venham justamente com seus respectivos procuradores jurídicos estar dando corpo a este consórcio, e assim estar cuidando dos aterros e eliminando os lixões que no seu ponto de vista é uma verdadeira vergonha para toda região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário